quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SURTO DE SARAMPO NA ARGENTINA PREOCUPA RS

Erradicado no Brasil desde o ano de 2001,o sarampo volta a ser uma ameaça para nós,principalmente para os gaúchos que devido a epidemia na Argentina ,temem ser atingidos.


E não é pra menos,já foram detecatados 4 casos no estado e 2 no Pará no norte do país,ou seja,o vírus está circulando no Brasil novamente.Lembrando que o tempo seco e baixa umidade do ar propicia certas doenças do tipo.


As autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul já estudam medidas para controlar a situação e principalmente controlar o fluxo de pessoas que chegam da Argentina.
Tomara que consigam pois o sarampo é grave e o não tratamento pode levar a morte ou até deixar sequelas como a cegueira,por exemplo.


FIQUE POR DENTRO:

http://www.iurdmocambique.com/wp-content/uploads/2010/03/sarampo21.jpg


Sarampo



O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.


Sintomas do Sarampo


Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).
Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.


Diagnóstico


É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.


Tratamento


Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.


Vacina


A vacina anti-sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunossuprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.


Recomendações


Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;


Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico;


Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;


Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.


Fonte : Sarampo - extraído do site: www.drauziovarella.com.br



0 comentários:

Postar um comentário