terça-feira, 24 de agosto de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL: 19% DO PLANETA TEM RECORDE DE CALOR EM 2010 !





Há neste momento 18 países sofrendo com calor recorde. Seu território, somado, cobre 19% da área da Terra. É a maior porção da superfície do planeta enfrentando extremos de temperatura em um único ano já registrada.


O meteorologista americano Jeff Masters postou a avaliação em seu blog.


O período de janeiro a julho de 2010 é o mais quente da história, sendo que maio, junho e julho concentram as maiores altas, segundo o National Climatic Data Center, dos EUA.


Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.


Caso o aumento de temperatura prossiga, é possível que este seja o ano mais quente já registrado, afirmam os especialistas do GISS. É o que denuncia o acumulado dos últimos doze meses, cujo gráfico mostra ascensão nunca detectada desde o início das medições.


Para o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, há uma tendência clara ao aquecimento do planeta. "É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa", diz o especialista.



0 comentários:

Postar um comentário