quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JORNAL FOLHA DE S. PAULO TEM MATERIAL APREENDIDO APÓS FOTOGRAFAR LULA!

http://www.seeklogo.com/images/F/Folha_de_S_o_Paulo-logo-379FD31643-seeklogo.com.gifhttp://everardocoelho.zip.net/images/lula2.jpg


Jornalistas da
Folha que faziam a cobertura das férias do ex-presidente Lula em Guarujá, litoral sul de São Paulo, foram abordados ontem por um barco com homens a serviço da Presidência. O repórter Fernando Gallo e o repórter-fotográfico Moacyr Lopes Junior tiveram equipamento fotográfico e celular apreendidos.


O ex-presidente está desde terça-feira com a família no Forte dos Andradas, base do Exército no litoral sul.


Ex-presidentes podem usar dependências das Forças Armadas a convite. O ministro Nelson Jobim, que permaneceu na Defesa no governo Dilma Rousseff, disse ontem à Folha que partiu dele o convite para que Lula e família se hospedassem no forte.


A reportagem alugou um barco e, à distância e em mar aberto, tirou fotos da praia frequentada pelo petista. Um dos seguranças se apresentou como agente Mizael e disse que a reportagem teria invadido área militar.


Sem mostrar documento, Mizael e dois homens -identificados como sargento Frederico, do Exército, e agente Rodrigues- apreenderam o equipamento e levaram para o Forte dos Andradas.

O barco alugado pela reportagem foi escoltado por uma lancha da Capitania dos Portos. Segundo um oficial da Marinha, a habilitação do condutor estava vencida.


Mizael alertou: "Sabe que nós fazemos a segurança do chefe, e o chefe não gosta de ser incomodado quando ele está descansando". Afirmou também que poderia "complicar a vida" dos jornalistas em futuras coberturas.


Quando foi retirar o equipamento, o fotógrafo se queixou de que a mochila estava molhada. A Marinha, então, manteve o material retido.


Para o Departamento Jurídico da Folha, "são arbitrários os atos praticados pelo Serviço de Segurança da Presidência da República e o que houve foi uma afronta à liberdade de imprensa".




(*) Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0601201104.htm
http://horaciocb.blogspot.com/2011/01/folha-tem-equipamento-apreendido-ao.html




0 comentários:

Postar um comentário